Mando dezenas de currículos e nunca sou chamado

Vejo inúmeras pessoas reclamando que mandam currículos para várias empresas, pessoalmente ou através de sites mas nunca é chamada sequer para a entrevista, pessoas estas que as vezes são bons profissionais e possuem uma boa bagagem e certamente caberiam em algumas destas vagas, mas por que não são chamadas?

Você não está sendo chamado por uma série de fatores, mas vamos listar  apenas 4 pontos cruciais para que você entenda melhor e possa ser chamado para uma tão sonhada entrevista, vamos lá:

Melhor modelo de currículo

  • Seletividade
Quantidade não é qualidade, isto aprendemos desde pequenos na escola, ou deveríamos aprender. Não deixe o desespero do desemprego tomar conta de você, busque apenas as vagas de acordo com seu perfil e seja mais assertivo nas escolhas, se você teve experiência a vida toda como vendedor, dificilmente será chamado de primeira para a vaga de caixa de loja, o mesmo vale para contadores, advogados, engenheiros e afins.
Trace objetivos profissionais que se adequem ao seu perfil e seus conhecimentos e vá em cima apenas destas vagas.

  • Modelo de currículo padrão
Outro ponto de corte, provavelmente você está optando por um modelo padrão de currículo, as vezes este sequer é capaz de transparecer suas qualidades e conhecimentos e com isso ele será descartado antes mesmo de ser lido.
Adeque seu currículo para que ele transpareça suas habilidades e causem impacto para quem o vê de primeira, se possível inove e seja criativo, mostre que você não é só mais um.

  • Erros de Português

Parece besteira, mas não é. Muitos currículos são descartados por conta de erros bobos gramaticais ou de concordância. Uma dica para não cair nesta falha, peça que ao menos três amigos revisem seu currículo para só depois mandá-lo.

  • Mentiras
A falha mais grave e talvez a mais comum, as pessoas mentem sobre conhecimentos, experiência profissional, filhos e até idade. Preze pela sinceridade e não cometa o equívoco de mentir, se seu excel é intermediário, jamais diga que é avançado, o mesmo vale para o inglês.
Recrutadores estão cada vez mais atentos para estas pequenas mentirinhas e descartando os currículos, além de jogá-los na chamada "lista negra".


Bônus
Como bônus vamos citar um ponto crucial na procura por emprego: Redes Sociais.
Isso mesmo, cuidado com o que você posta e com seu comportamento nas redes, o mundo está globalizado e os recrutadores sempre dão uma olhadinha nas redes sociais dos candidatos, e certamente ninguém vai contratar alguém que trabalha na empresa "Frases e Versos" ou "Firma Milionária", tampouco pessoas com discurso de ódio e intolerância. Fique atento também aos posicionamentos políticos e piadinhas de mal gosto.
Minha dica é, esta foto ou postagem pode causar um impacto negativo sobre mim? 
Se a resposta for sim, não preciso nem falar né.







Compartilhar no WhatsApp
Share on Google Plus

About Bruno Gums

0 comentários:

Postar um comentário