Seu contador tem sido eficiente para sua empresa?


contador


Mas afinal...

...você sabe em que a contabilidade pode ser útil para seu negócio?


Muitos empresários de fato não sabem o real trabalho de um contador, e não estão nem aí para a contabilidade, acham que é apenas mais uma despesa mensal que ele tem porque é obrigado a ter. Você é esse tipo de empresário?

Se você pudesse, gastaria o dinheiro que gasta todo mês com seu contador?

Para responder a estes questionamentos, temos de levar em consideração uma série de fatores, entre eles, o valor agregado que a contabilidade tem dado para você.

Se o seu contador apenas apura o imposto e a folha de pagamento e te manda as guias todo mês, pode ter certeza que o que você está pagando é caro. Não importa o quão "barato" parece ser, ainda sim, você está pagando caro.

Indicadores contábeis

A contabilidade deve ser o reflexo numérico de sua empresa, para isso, o contador tem de lhe disponibilizar informações precisas e que te favoreçam nas tomadas de decisão, mas se você contratou apenas um apurador de impostos, dificilmente terá este tipo de informação.

As demonstrações contábeis se bem lidas, auxiliam o empresário e são base para tomadas de decisão futuras, ou você acha que os bancos pedem suas demonstrações só para saber se você tem?

Por que será que após divulgação dos balanços de empresas listadas na Bolsa de Valores ocorre tanta oscilação?
O mercado financeiro inteiro utiliza das demonstrações contábeis para saber a saúde das empresas, afinal, como disse acima, elas são o reflexo estático de sua operação.
Dúvidas contábeis


Em linhas gerais, podemos dizer que o contador pode sim estar sendo ineficiente para sua empresa, do mesmo jeito que pode estar sendo sub-aproveitado pois você simplesmente não sabe usar as ferramentas que ele te disponibiliza.

Faça uma reflexão sobre o que sua contabilidade tem entregado, e também sobre o que você pede sobre ela, assim terá um norte para saber se ela está sendo efetiva ou não para seu negócio.


Abaixo, vamos falar rapidamente sobre algumas coisas nas quais a contabilidade pode agregar em valor para sua empresa:







Te ajuda a ficar em dia com as questões legais.
Sim, o primeiro exemplo é o mais clichê, e o que todo mundo sabe, mas passemos a dar valor para este serviço moroso e burocrático, afinal, você quer além de ser empresário tratar de coisas como: SPED, Sintegra, E-Social, DIRF, Alvarás, Vigilância, Bombeiros, Controle de notas fiscais ?

Estamos na era do compliance, então saiba que deixar sua empresa totalmente legalizada e com as obrigações em dia dá trabalho, mas mantêm a sua imagem limpa.



Informações Gerenciais
Isso é bem importante, seu contador pode te passar informações gerenciais e te mostrar padrões de comportamento da sua empresa que talvez você nem tenha notado, aqui você pode ter informações nos mais diversos níveis da companhia, como por exemplo:

empresa, fluxo de caixaGrau de endividamento: Você sabe quanto sua empresa está devendo no curto prazo? Sua operação é alavancada por terceiros ou recursos próprios? Você tem dinheiro para arcar com as dívidas do curto prazo?
Essas informações são fundamentais para gerir o seu negócio, e é bom tê-las na palma de sua mão.


Fluxo de Caixa: Como está a capacidade de sua empresa de gerar caixa? Existe sazonalidade?
O caixa é o mais importante para qualquer empresa, então cuidar do financeiro e entender como o dinheiro corre dentro do negócio pode salvar sua empresa, por outro lado, desconhecer sobre isso pode te levar ao fracasso.

Giro de estoque: É sim, até isso você consegue ver nas demonstrações contábeis, agora você saberá o tempo que gasta para girar seus produtos, se linkar isso com seu grau de endividamento e seu fluxo de caixa, poderá ter o mínio de estoque possível por período e "sobrar" dinheiro.

Eu poderia citar diversos outros benefícios que a contabilidade pode trazer para seu negócio, mas isto alongaria o texto e não é o foco principal da postagem.

O que quero despertar em você é o senso de curiosidade sobre a contabilidade em seu negócio e a importância dela para você. Talvez seu contador esteja sendo fraco porque você é fraco, talvez porque você só quer contratar o mais barato e não dá muita importância para isso, ou até mesmo porque ele é ruim de fato.

Hoje o empresário não é obrigado a ficar preso no contador tradicional, temos diversas plataformas de contabilidade online no mercado que apresentam soluções "baratas", mas lembre-se que o barato pode sair caro. Não é porque é revolucionário e digital que é bom, do mesmo jeito que o contador tradicional pode não ser bom.

O que faz o profissional é o mercado e a qualidade do serviço vem pela exigência do cliente, então se você está disposto a pagar um honorário medíocre, não queira ter um contador de verdade para seu negócio.



Compartilhar no WhatsApp
Share on Google Plus

About Bruno Gums

0 comentários:

Postar um comentário