Quero abrir minha própria empresa, mas não sei por onde começar.


Muitas pessoas sonham em ter seu próprio negócio, e os motivos são os mais variados, achar que irá ficar rico, não querer dar satisfação a mais ninguém, querer sua independência, entre vários outros. 

Desenvolvimento de novos negóciosPorém, ter uma empresa não é tão simples quanto as pessoas pensam, e a maioria destes novos empresários acaba por cair na morosidade da burocracia, nos altos impostos, nas regulamentações fortes, na concorrência desleal e acabam fechando as portas antes mesmo de abrir. E quase metade das que abrem não chegam a ficar dois anos abertas, segundo dados do Sebrae, apenas 58% das empresas abertas no Brasil passam de dois anos de vida.

Empreender é extremamente difícil e sem planejamento e estudo do mercado as chances de seu projeto entrar para as estatísticas são muito altas, então listarei aqui alguns pontos importantes para que vocês comecem a se preparar para este mundo desafiador que vem pela frente.


1. Conheça seu mercado
Eu sei que parece uma dica bem idiota, mas muitos simplesmente ignoram essa parte, ou as vezes conhecem apenas seu no mercado e esquecem que existe toda uma cadeia logística que envolve seu produto/serviço. Você tem que saber quem são seus fornecedores, seus clientes, seus preços e principalmente quem são seus concorrentes e como eles atuam nesse mercado, se você ignorar este tipo de informação sua empresa está fadada ao fracasso.


2.Elabore um Business Plan
Desenvolver um Plano de Negócios é fundamental para que uma empresa comece de maneira sólida, esta parte as vezes é um pouco mais complexa para marinheiros de primeira viagem, então recomendo que você procure orientação de um profissional qualificado em sua região, seja através do Sebrae seja um contador de sua confiança ou em economista.
Com o Business Plan você será capaz de encontrar o melhor local para abrir sua empresa, definir seu público alvo, estipular o valor investido e saber em quanto tempo terá o retorno deste. As vezes é mais lucrativo investir o dinheiro do que empreender, então é necessário analisar todos os cenários.

3. Veja as questões burocráticas
A maioria dos empresários não tem a menor noção quando o assunto é a burocracia de se abrir um empresa, digo isso porque 90% dos que me procuram não tem a menor ideia do que é preciso para que a empresa comece a operar de forma legalizada.
Atrapalhar, inefetividade

Recomendo que busque informações junto a prefeitura de seu município para saber se a atividade é permitida na local que você deseja, e se oriente acerca de necessidade de alvará de funcionamento, sanitário, publicidade e bombeiros. Não se espante, estes são os avarás mínimos que você verá pela frente, tem municípios em que você precisará de 6 ou 7 alvarás para funcionar.

Fora os alvarás, existem as questões de Junta Comercial e Receita Federal, são questões que a maioria dos escritórios de Contabilidade farão para você, mas é sempre bom saber sobre o que eles estão fazendo para ter noção sobre o valor cobrado. Nesta etapa existe a confecção do Contrato Social, Registros gerais, cadastro na RFB, Junta Comercial e nas Secretarias da Fazenda para casos de empresas comerciais.

Nesta etapa, esteja preparado para ter alguns estresses e pagar algumas taxas, é normal muitos se espantarem com tamanha demora e muitas idas e vindas nos órgãos competentes, mas é assim que a banda toca.

Abrir empresa dicas valiosas

4. Faça um Planejamento Tributário
Ter uma empresa não é só comprar e vender, ou prestar serviços e receber, depois de um tempo você acaba descobrindo que parou de trabalhar para o patrão e agora trabalha para o governo. Então analise as melhores possibilidades de enquadramento tributário para sua empresa, se puder começar no MEI melhor ainda, mas daí para frente existem alguns outros regimes de tributação que é sempre bom ter em mente, afinal, você quer que a empresa seja cada vez maior né?

5. Estruture bem seu fluxo de caixa
Orientações financeiras
Você pode ter seguido todos os passos anteriores e mesmo assim fracassar com seu negócio, pois no fim, o que realmente interesse é a capacidade de sua empresa de gerar caixa. Saiba exatamente o que entra e sai e qual sua capacidade de pagar os impostos, fornecedores, funcionários e mesmo assim ter o estoque girando. Ter um fluxo de caixa saudável é no fim das contas o segredo para o sucesso e por isso é a parte mais difícil na gestão dos negócios, portanto, não se acanhe em buscar um consultor financeiro para te orientar.

Um exemplo clássico de como a gestão do fluxo de caixa pode fazer seu negócio grande é o caso do Mc Donalds, assista o filme Fome de Poder e veja onde foi que Ray Kroc descobriu o segredo para transformar a empresa em uma das mais rentáveis do mundo.



Deixo aqui estas cinco dicas, mas não se limitem a elas, abrir uma empresa é algo complexo e que vai além de 5 passos, busque sempre conhecimento e profissionais de qualidade para te orientar.







Compartilhar no WhatsApp
Share on Google Plus

About Bruno Gums

0 comentários:

Postar um comentário