Você quer empreender, mas o mercado já está saturado?
Ou será que você estava sozinho no mercado mas agora a concorrência está vindo muito forte?
Ambas as situações podem acontecer e você empreendedor desanimar por ver o faturamento afundar, ou até ver que seu planejamento não está dando muito certo, suas metas não estão sendo alcançadas e o lucro do negócio acaba ficando cada vez mais longe do que era esperado.
Pois bem, se você embarcou em um segmento de mercado que já é muito saturado, devo pensar previamente que você estudou bem o mercado e está vindo com uma proposta de valor diferente, correto?
Se a resposta for não, tenho más notícias para você, mas seu negócio está fadado ao fracasso.
Para entrar em um mercado de grande concorrência, recomendo que estude muito o mercado, visualize as sazonalidades do negócio, realize uma Análise SWOT para identificar tanto os seus pontos fortes e fracos quanto os pontos fortes e fracos da concorrência.
Faça um bom Benchmark, tente entender em que a concorrência tem falhado e se estruture para suprir as necessidades dos clientes que deseja obter. O Business Model Canvas pode te ajudar muito neste tipo de estratégia e te possibilitará trabalhar de maneira mais efetiva em sua empreitada.
Agora, você estava sozinho no mercado e viu a concorrência crescer?
É normal que as pessoas copiem ideias inovadoras e às aprimorem, provavelmente quem faz isso segue os procedimentos que falei um pouco mais acima e identificou "brechas" que você deu em seu mercado, para assim poderem crescer e fazer frente a seu negócio.
Mas não desanime, sempre é hora de inovar e você também pode fazer isso. Mas se você não estiver aberto para mudanças, certamente você irá começar a perder mercado.
Novamente aconselho o uso da análise SWOT para que você possa enxergar suas falhas e as falhas de quem está despontando como possíveis concorrentes, mas dessa vez comece a focar no que você falhou e trabalhe para que a mudança comece internamente.
Se você é um prestador de serviços, foque na qualidade e no atendimento, os clientes atuais estão sujeitos a pagar mais por serviços de qualidade e atendimento cordial, então faça valer seu diferencial.
Agora se você atua na indústria ou comércio, comece a negociar com seus fornecedores, busque preços melhores, faça análise das margens de seu negócio, busque trazer um mix que atenda plenamente o público desejado e invista também em atendimento e pós venda.
Faça com que o cliente compre com você por sua marca, dê valor a sua marca e faça com que ela se destaque frente às demais.
Você pode começar a pensar em novas maneiras de chegar ao cliente, ou de o cliente chegar até a você. Busque entender o que seu nicho de clientes deseja e ataque fortemente estas necessidades, pois pode ter certeza que a concorrência também estará fazendo isso.
E passe a investir em controles para sua empresa, se você tem controles bem estruturados, gestão de custos efetiva, planejamento tributário redondo e busca inovação constantemente, você certamente estará sempre um passo a frente de seu concorrente.
Atuar em mercado com muita concorrência é buscar otimização constante e brigar por margem, então não deixe de estudar e ler o mercado diariamente para se destacar dos demais.
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