Tenho um chefe que se acha líder, o que fazer?

Vejo muitos artigos e infográficos que destacam as diferenças entre chefes e líderes e mostram um líder como um ser ideal, aquele que motiva a equipe e caminha junto com todos, um ser que entende as necessidades de cada funcionários e auxilia no desenvolvimento de todos.

Mas este é sem dúvidas um cenário utópico, não são todos os gestores que podem ser considerados líderes de fato, e mesmo que seja para uns, não será para outros não importa o que ele faça.

lider

Mas então, quando nos deparamos com a situação de ter um chefe extremamente rude, mal humorado, sem visão e que acha que é um líder, o que fazer?
E resposta infelizmente não é tão simples, mas cabe a você fazer a seguinte reflexão:
  • Só eu acho ele um mau chefe?
Se a resposta for sim, sem dúvidas o problema está em você e é hora de repensar em seus conceitos e bem estar nesta empresa.

  • Ele está impactando em minha produtividade?
Bom, essa é uma questão peculiar. Eu particularmente acho que só você é capaz de impactar sua produtividade, se você deixa fatores externos atrapalharem seu trabalho é sinal que lhe falta foco.
Por outro lado, existem os casos em que o chefe "ofusca" o brilho do funcionário e o impede de pensar fora da caixa, nestes situações, vale pensar em buscar novos desafios, em outra área ou até outra empresa.

Mas você pensou, conversou com sua equipe e viu que todos ou a maioria está insatisfeito com seu superior e você está convicto que o problema está de fato com ele, então, como tratar?

Primeiro de tudo recomendo que analise o comportamento de seu chefe, tente entender os motivos dele agir desta forma, talvez ele mesmo já tenha notado isso e esteja tentando mudar, mas devido a saturação, todos estão reativos a qualquer mudança que ele tente propor.
Seja mente aberta, tente passar sua posição para seu chefe, dê feedbacks e haja abertamente com ele, mas se você não vê mudanças mesmo assim e sem visão nenhuma de melhoria, chame todos os colaboradores e discuta abertamente com seu chefe, mas traga propostas de melhoria, não faça apenas críticas, todo ser humano é reativo a críticas e ninguém quer problemas, busque a solução para o conflito de gestão de modo que todos os colaboradores possam ficar satisfeitos com o emprego.

Se de um todo nada der certo e você quer continuar na empresa, use uma tática que eu adotei anos atrás, faça seu melhor e não depende de ninguém para lhe motivar, nunca desista de brigar por um local melhor de trabalho e torne-se um "líder" de referência, daqueles que todos seguem e querem ter na equipe.
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About Bruno Gums

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog camarada! Realmente é bastante complicado, trabalhei em uma empresa que meu coordenador era totalmente autocrata, e se achava um líder nato. O pior é que não tinha argumento com ele, foi uma faze bastante complicada!

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    1. E o grande problema desses chefes é que sempre querem ser os donos da razão, são em sua grande partes infantis e acabam prejudicando o andamento de toda a área.

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