Cuidados que o MEI deve tomar



Criada a partir lei Lei Complementar nº 128/2008, o Micro Empreendedor Individual, ou MEI, surgiu para facilitar o processo de abertura de micro empresas e tirar da informalidade aqueles que não tinham recursos para abrir uma empresa.


Micro Empreendedor Individual

Apesar da facilidade, o que vejo é muita gente totalmente despreparada abrindo um CNPJ no MEI sem saber das consequências que isto pode ocorrer, o MEI te equipara a uma empresa, e o microempreendedor deve se portar de tal forma, e pensar em se capacitar e profissionalizar para que sua empresa possa prosperar.

Impostos
Atente-se ao pagamento dos tributos, o DAS-MEI é a unificação dos impostos em carnê único, recolhido todo o dia 20 de cada mês e é uma obrigação legal de sua empresa, na guia do DAS-MEI são recolhidos os tributos de INSS, ISS e ICMS.
Caso sua empresa seja só prestadora de serviços não incorrerá ICMS, e se for apenas comércio não será cobrado o ISS. Para gerar suas guias de pagamento, clique AQUI.

Local de funcionamento
Consulte a prefeitura de seu município para averiguar se a atividade pode ser realizada no endereço desejado, busque por orientações antes de fazer qualquer operação e evite surpresas desagradáveis.

Controle se estoque
Em caso de comércio, gurde todas as notas fiscais de compras para comprovar o seu estoque, tenha tudo organizado de forma clara, mês a mês, seja comprovante de compra, cupom fiscal, notas e afins.

Controle suas vendas/Prestação de Serviços
O MEI só pode faturar R$ 81.000,00 por ano, então atente-se a sua movimentação para não ser desenquadrado. Se você não tiver dinheiro para a compra de um sistema, procure fazer planilhas eficientes ou busque por softwares gratuitos que possam te atender de uma forma satisfatória, não faça a gestão de sua empresa no escuro.

Gestão


Procure por auxílio profissional
Mesmo que você não seja obrigado a ter contador, procure um para orientações e consultoria, ele poderá orientá-lo da melhor forma quanto ao seu negócio.


Estes são apenas alguns pontos para que o MEI possa gerir da melhor forma a sua nova empresa, nunca esqueça de continuar estudando e se estruturando, para que assim sua empresa possa prosperar por muito mais tempo.








Compartilhar no WhatsApp
Share on Google Plus

About Bruno Gums

0 comentários:

Postar um comentário