Indicadores para minha pequena empresa?

Um erro comum para a maioria dos micro e pequenos empresários é achar que indicadores servem apenas para empresas grandes e que isso é irrelevante para sua pequena padaria ou lojinha de conveniência, talvez isso explique a taxa de mortalidade de cerca de 30% das pequenas empresas em até dois anos, isso sem falar nas que ficam inativas.

indicadores empresas
Abrir uma empresa não é só fazer um bom Plano de Negócios, e gerir a empresa não é só comprar, revender, pagar as contas e tirar um lucro, quem pensa assim está cada vez mais fadado ao fracasso. A cada dia as pequenas empresas tem se estruturado com modelos de negócios e cases de sucesso e estão deixando a concorrência para trás, então se você não trabalha com indicadores em seu negócio, repense sobre sua gestão.

Primeiramente, o que é um indicador?  Segundo o dicionário é aquilo que indica, no mundo dos negócios é a mesma coisa.
Os indicadores são usados justamente para indicar a situação de sua empresa, mostrar para onde você está indo, onde entra dinheiro, onde ele vai parar e tudo mais.

Certo dia ao conversar com um vendedor de gás ele me disse que anotava as datas de cada botija vendida e para quem vendia, assim ele sabia mais ou menos o tempo médio de compra de cada cliente e podia projetar sua receita. Isso é um exemplo claro de utilização de indicadores com inteligência de negócios.

Você pode usar indicadores para analisar ticket médio de cada cliente, tempo de reposição de estoque, fluxo de caixa, desempenho dos funcionários, entre outras infinitas variedades. O objetivo deste artigo é despertar o interesse na utilização de indicadores, mas em breve traremos artigos mais detalhados para orientá-lo na criação de indicadores.

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