O Pró-ativo morreu de sono

O ano era 2014 e eu trabalhava com recrutamento e seleção, recebia diariamente dezenas de currículos e posso afirmar que em 80% deles tinha a palavra Pró-ativo ou proativo, uma palavra que virou clichê de tão utilizada nos currículos e entrevistas.
Recentemente voltei a ver diversas pessoas utilizarem este termo para exemplificar o seu perfil profissional, vejo o termo em currículos, em perfis do LinkedIn e até por pessoas que vem me perguntando se não sei de nenhuma vaga aberta.

preguiça

Mas enfim, ser Pró-Ativo é ruim? Não, não é isso que estou querendo dizer, se formos buscar a definição da palavra no dicionário teremos o seguinte:


Significado de Pró-ativo
adjetivo
Que se comporta ou pensa de modo antecipado; que busca identificar e resolver possíveis problemas com antecedência, por antecipação: um funcionário pró-ativo tem mais chances de alcançar o sucesso dentro da empresa.
[Gramática] Palavra com dupla grafia: proativo ou pró-ativo.

Então ser Pró-Ativo é sim muito bom, porém seu achismo e a busca por termos comuns não farão de você uma pessoa proativa. Já participei de entrevistas onde as pessoas falavam serem pró-ativas com uma voz tão preguiçosa que me dava sono, a empolgação da pessoa era semelhante a comemoração do gol do Brasil contra a Alemanha (me refiro ao gol de honra do famoso 7 x 1).

O grande problema do termo é justamente o clichê que ela se tornou, é igual o Excel avançado e o inglês fluente dos currículos, hoje o recrutador já não sabe mais se essas informações são verdadeiras e na dúvida, sequer ligam para a pessoa a fim de evitar perda de tempo.

Minha dica é que não use palavras clichês e evite se definir com qualquer que seja destes termos utilizados nos currículos e seleções: Dedicado, pró-ativo, penso fora da caixa,  inovador e blá blá blá.

Pró-Ativos, inovadores, batalhadores, humildes, acabam se mostrando assim com facilidade, é fácil de perceber suas qualidades até no currículo, ou na forma de mandar e-mail, são pessoas de presença forte e fazem com que os outros gostem de estarem por perto, trazem uma sensação de confiança. Então, ao invés de termos comuns, mostre quem você realmente é e vá a luta.
Compartilhar no WhatsApp
Share on Google Plus

About Bruno Gums

0 comentários:

Postar um comentário