Você não investe porque não aprendeu isso na escola

A tempos vejo a discussão sobre a grade curricular das escolas no Brasil, recentemente houve mudanças inclusive, mas em minha opinião nada melhorou. Muitos reclamam do menor espaço das aulas de História, Educação Física e até mesmo Educação Religiosa. Minha pergunta é. Quando teremos Finanças nas grades?

Aulas de Finanças deveriam ser dadas já na educação básica, se o cidadão crescer com esse conceito suas chances de se tornar uma pessoa economicamente estável é alta, os índices de "calotes" reduziriam, os juros seriam mais baixos para empréstimos, financiamentos e a economia iria girar de uma maneira mais sustentável. Conhecer o Sistema financeiro é necessário para todos, uma pessoa que não sabe o que é a Selic é um analfabeto econômico.

Como investir

Mas não é só na escola que este ensino é precário, eu cursei Ciências Contábeis na UFES e pouco ouvi falar do mercado financeiro lá dentro, tenho colegas de Economia e Administração que também não viram. Não só lá, ninguém vê isso nas grades das faculdades, inclusive em cursos voltados para o mundo de negócios.

E por não falarem desse assunto nas escolas e nas faculdades que as pessoas não tem costume de investir ou poupar com excelência, é por este motivo que as pessoas vem me procurar para saber no que investir e acham que vão ficar ricas do dia para a noite investindo R$ 1.000,00 no Tesouro Direto porque falaram que era o mais seguro.

Pior que isso é ver que devido a falta de conhecimento as pessoas acabam acreditando nos "Gurus" de Investimentos e apostam no que os caras dizem, sem analisar os papéis ou o conflito de interesse dos analistas nestas aplicações.

Também tem aqueles que acreditam nos fundos e CDBs que seu gerente de banco te indicou. Isso vou detalhar mais no artigo que intitularei de: Seu Gerente de Banco não sabe Investir. Mas as vezes ele até sabe, só que vai te induzir a investir no que ele ganha, não no que é bom para você.

O objetivo deste artigo é apenas abrir seu olho quanto as opções de investimentos que existem por aí, não saia acreditando em tudo que dizem, neste mundo existem amigos, existem interesses em comum. E é sempre bom estudar por conta própria, ser cético e tomar suas próprias decisões. Não entre para o mercado achando que sabe tudo ou que vai ficar rico e nunca mais vai trabalhar, gerir investimentos é muito mais trabalhosos e estressante do que ser empregado, não seja inocente a este ponto.







Compartilhar no WhatsApp
Share on Google Plus

About Bruno Gums

0 comentários:

Postar um comentário